Ser
"Seja a mudança que você quer ver no mundo".
Mahatma Gandhi
Sobre
Trata-se de um weblog pessoal. As opiniões manifestadas aqui representam as minhas próprias e não as de clientes, parceiros, grupos, associações ou empregadores.
Sobre mim
Versão Curta
Magno Alves . Sou advogado e atuo na área jurídica há 18 anos. Atuei em empresas e em escritório de advocacia. Sou evangelista de cultura de Transformação Digital de Departamentos Jurídicos e estou Diretor da Vertical Jurídica na empresa benner sistemas. Meu Social Selling Index Linked in está entre o 1% de influenciadores do setor. Filho único, casado, pai de pet e amante de esportes, natureza e conhecimento.
Versão Longa
Magno Alves. Sou advogado e atuo na área jurídica há quase duas décadas. Atuei em empresas e em escritório de advocacia. Sou evangelista de cultura de Transformação Digital de Departamentos Jurídicos e estou Diretor da Vertical Jurídica na empresa benner sistemas. Tenho ajudado gestores de departamentos jurídicos a enfrentarem o desafio da transformação digital e a escaparem da mediocridade da gestão tradicional para construírem áreas que efetivamente contribuam com o negócio principal.
Sou coautor do livro Transformación Digital con ODR , lançado em Monterrey no México, cuja obra é o resultado das ideias acadêmicas desenvolvidas pelos palestrantes da ODREXPOTECH 2022, de maneira a contemplar uma representação do cenário mundial dos ODR's.
Liderei e intraempreendi o conceito de BPO para a área jurídica do grupo benner, remodelando o modelo de negócio de servitização e de gestão desse setor, resultando no aumento substancial de rentabilidade e na implementação da maior área de LPO da América Latina. Atualmente, também lidero a equipe de software e inovação jurídica de uma das mais importantes empresas de software do país.
Concebi a Calculadora de Nível de Maturidade de Eficiência Jurídica (TCC USP-Esalq), a qual possibilita a qualquer integrante de departamento jurídico elaborar uma autoavaliação para auferir o nível de maturidade de digitalização da área, inclusive sobre temas relativos ao ESG, igualdade de gênero e inovações tecnológicas.
Instituí o comitê interno para inovação jurídica na benner (I9, antigo BPO-LAB) e promoção de cultura de transformação digital de departamentos jurídicos, construindo soluções inovadoras para problemas reais dos clientes e do seguimento.
Meu Social Selling Index Linked in está entre o 1% de influenciadores do setor.
Sou membro efetivo da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, seccional São Paulo e membro efetivo da Comissão Especial de Mediação e Arbitragem da ABA - Associação Brasileira de Advogados.
Moro em Santana de Parnaíba, onde nas horas vagas gosta também de escrever sobre Direito, Tecnologia, Processos e Serviços, e como a combinação destas áreas tem o potencial de evolver significativamente a vida das pessoas e das companhias.
Sou filho único, casado, pai de pet, fã de esportes, música, livros e natureza.
Sobre o início do blog
A ideia de criar um blog surgiu da necessidade de reunir em um único lugar, de fácil edição, organização e localização, textos escritos por mim a respeito de assuntos relativos à digitalização do seguimento jurídico, como forma de expressão e compartilhamento de conhecimento adquirido.
Sobre o espírito do blog
A forma de construção e condução de um blog por Guy Kawasaki e Avinash Kaushik foram muito influentes para mim. Procuro aplica insights e conselhos sobre evangelismo de um blog .
Este weblog tem o espírito de compartilhar pensamentos e experiências que podem inspirar pessoas no campo da transformação digital do seguimento jurídico.
Espero que encontrem valor em algum dos materiais publicados.
O que é essa tal da Phrónesis?
A Phónesis (também conhecida como prudência ou sabedoria prática) é uma ação ponderada, mantida e examinada. É um conceito atribuído ao filósofo Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C), articulado na obra Ética a Nicômaco em que o filósofo desenvolve o conceito legado por Platão, em que teceu uma interpretação sobre a existência e ações humanas.
A Prudência é cautela, não morosidade. Aliás, não admite demora ou perda de tempo. A prudência é rápida e certeira.
Nas palavras de Aristóteles, o ser humano prudente é aquele que age como convém, no sentido de agir com sabedoria.
Para Aristóteles a parte racional da alma se divide em duas faculdades racionais: a Científica (ou contemplativa) e a Calculativa. Nesse lugar racional da alma que tem duas funções ou partes em que estão as virtudes dianoéticas (capacidades de conhecimentos possíveis para essa alma racional).
As virtudes dianoéticas (da parte racional da alma ou da nossa inteligência aplicada ao agir) repercutem na vida cotidiana em diferentes áreas como na Ética, na Moralidade e no Direito, as quais não se adquirem por meio de livros (conhecimento teórico).
A virtude do pensamento científico faz com que o ser humano conheça as coisas invariáveis (universais), sendo a virtude responsável por esta atividade a sabedoria chamada Sophia (sabedoria intelectual). Já a virtude Calculativa trabalha com o que é contingente, aquilo que muda e é aqui que opera a Phrónesis/Prudência (virtude de sabedoria prática ou discernimento).
Phrónesis é uma inteligência prática capaz de ver o que é bom ou mal para o ser humano, em situações singulares e imprevisíveis. É o tipo de sabedoria adquirida com a vida, com a experiência, explorada a partir de erros e acertos. É o agir com inteligência. Saber agir bem. Fazer escolhas inteligentes na vida.
Há uma frase citada por Aristóteles, no livro I da Ética ao Nicômaco, atribuída a Hesíodo :
“O perfeito é aquele que sabe agir bem e age bem. Ainda tem alguma utilidade aquele que não sabe agir bem, mas escuta o bom conselho. Aquele que não age bem e nem escuta o bom conselho, este é o imprestável.”
A prudência é também aplicar a inteligência não apenas para ficar rico, mas aplicar a inteligência do agir na prática, fazer escolhas inteligentes na vida.
Diante de algumas escolhas que se apresentam, saber agir com inteligência.
Portanto, a Phrónesis é o agir em tempo, de forma ponderada e com sabedoria prática.
Convido-os àqueles que quiserem se aprofundar no entendimento sobre a Phrónesis a conhecerem a página com o texto escrito por Luciane Félix.
Qual a relação da Phrónesis gestão de departamentos jurídicos?
Pensar Phrónesis aplicada à gestão de departamentos jurídicos, de forma alguma relaciona-se à hesitação ou excesso de cautela por parte de seu gestor, diante de qualquer necessidade pungente que possa afetar a companhia, o departamento ou seus integrantes. Tão pouco a tentativa de transportar para o momento contemporâneo todo o conceito ético da obra Ética a Nicomaco, construído em um contexto político-social diverso ao nosso.
Ter a prudência como inspiração ao presente weblog é a humilde tentativa de enxergar em que medida a sabedoria prática do pensamento Aristotélico pode estar presente no cotidiano e contribuir com as decisões do gestor de departamento jurídico.
Em um contexto de modernidade líquida (Bauman, Zygmunt) e de profundas transformações pelas quais passam as relações humanas e empresariais, busca-se refletir em que medida a excelência da boa deliberação pode auxiliar o gestor a buscar o Bem para si e para a organização, na medida que opta pela reta razão ou o justo meio para encontrar a melhor solução para as incertezas e problemas cotidianos.
A atitude Phronética por parte dos gerentes jurídicos acarreta comportamentos mais éticos e responsáveis, utilizando a racionalidade tanto na gestão e defesa dos interesses da companhia, quanto na relação desta com o Poder Judiciário. Na medida em que a Phrónesis revela uma dupla significação (ética e técnica), com efeito, poderá auxiliar àqueles não apenas na retidão de suas ações e em decisões estratégias de gestão e investimento (por exemplo, em tecnologia), mas principalmente no momento oportuno, nem antes e nem depois. No tempo certo.
Assim, a subsunção da Phrónesis Aristotélica que se propõe, à luz da realidade e anseios de gestores de departamentos jurídicos, dialoga com a busca pela melhor e mais sábia decisão que assegure a sua eficácia.
Isenção de responsabilidade e divulgação
Isenção de responsabilidade:
Trata-se de um weblog pessoal. As opiniões manifestadas aqui representam as minhas próprias e não as de clientes, parceiros, grupos, associações ou empregadores. Não custa reforçar: este weblog não representa, em hipótese alguma, os pensamentos, opiniões, planos, projetos, intenções, dados reais ou estratégias de clientes, parceiros, empregadores, grupos ou associações que faço parte.
Ademais, exceto valores pessoais, meus pensamentos e opiniões podem mudar de vez em quando... Acredito ser uma consequência positiva e necessária de um exercício diário de manter a mente sempre aberta. Visto que “eu prefiro ser aquela metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” (Raul Santos Seixas).
Este weblog tem como objetivo fornecer uma visão semipermanente de uma posição no tempo, com eclosões de sinapses sobre devaneios de uma mente em aperfeiçoamento.
O debate saudável é sempre bem-vindo.
Na seção de comentários de cada blog, sinta-se à vontade para comentar, concordar, discordar de mim, dizer que sou amalucado, se expressar por emoji, compartilhar em outra plataforma, enfim, esteja livre. Porém, me reservo no direito de não publicar qualquer comentário abusivo, ilegal, rude ou fora de um padrão mínimo de civilidade. Então, vamos discutir ideias e sejamos educados, por favor.
Divulgações:
Seja por entusiasmo ou por convites a mim realizados, tenho a satisfação de divulgar eventos e notícias relativos à transformação digital do seguimento jurídico.
Costumo utilizar diferentes ferramentas e métodos para o meu trabalho, como Trello, Discord, Miro, Gretl, ChatGPT, Metodologia do Pensamento Criativo (MIT), Método Harward de negociação entre outras. Costumo também experimentar diferentes ferramentas.
Neste blog, para rastreamento, utilizo o Google Analytics. Não sou patrocinado ou remunerado de forma alguma por mencionar ou utilizar algumas destas ferramentas.